fbpx

Por que o mar é  salgado?

À primeira vista pode parecer estranho, principalmente quando consideramos que a  água que chega ao oceano vem de rios e córregos, que são de água doce. A resposta a esta pergunta nos leva a estudar complexos processos naturais que moldaram o nosso planeta durante milhões de anos.

Notícias relacionadas

Mergulhador devolve anel perdido há quase 50 anos no mar e surpreende dono: ‘Foi um choque’

Cerca de 70 pinguins reabilitados são soltos no mar de Florianópolis; veja vídeo

Em busca de recorde, alemão já vive 60 dias a 11 metros de profundidade no mar

A água doce que chega ao oceano não é totalmente livre de sais e minerais. Estes se dissolvem nas rochas terrestres, processo que começa com a chuva, que contém pequenas quantidades de dióxido de carbono do ar, gerando um ácido fraco.

Quando esta chuva cai sobre as rochas, o ácido dissolve pequenas partículas de minerais e sais, que são transportados por rios e riachos, levando-os finalmente ao oceano.

Porém, não notamos sabor salgado em rios, córregos e lagos. Isso ocorre porque a água doce, sendo constantemente renovada pela chuva, dilui as quantidades de sais dissolvidos. O volume de água doce é muito maior que o de minerais dissolvidos.

Quando a água doce dos rios flui para o oceano, ela carrega consigo esses minerais. Mas o oceano, ao contrário dos lagos e rios, é um sistema cumulativo.

O sal e os minerais não são facilmente removidos e se acumulam com o tempo. Além disso, existe outro processo fundamental que adiciona minerais ao oceano: as fontes hidrotermais no fundo do mar.

Fonte

https://www.terra.com.br/planeta/por-que-o-mar-e-salgado-se-e-alimentado-principalmente-por-rios-de-agua-doce,156edcfebadf4d651157acf1b430987ftkqw5gvj.html?utm_source=clipboard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *